Prémio Literário José Saramago ao escritor Julián Fuks


Julián Fuks, autor de "A Resistência", é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores. O anúncio foi feito ao final da manhã desta quarta-feira em Lisboa.
O Prémio Literário José Saramago visa distinguir obras de ficção, romance ou novela, escritas em língua portuguesa, em qualquer país da lusofonia, devendo ter sido publicadas nos anos de 2015 ou 2016.
Publicado no ano passado pela Companhia das Letras, "A Resistência" parte do drama de um país, a Argentina, depois do golpe de estado de 1976, para relatar a história de uma família que procura exílio no Brasil, de forma densa e emocionante. Este é o quarto romance publicado pelo brasileiro, considerado pela revista Granta um dos vinte melhores jovens autores do Brasil. Foi com ele que ganhou o Prémio Jabuti, o mais importante prémio literário brasileiro, na categoria de ficção, em 2016, e a Menção Honrosa do Prémio Rio de Literatura, também nesse ano. 
O Prémio Literário José Saramago foi instituído pela Fundação Círculo de Leitores em 1999 com o objetivo de homenagear a figura do Nobel da Literatura, José Saramago, e distinguir escritores com menos de 35 anos. Foram já distinguidos com este Prémio os autores Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki e Bruno Vieira Amaral.
O Prémio tem um valor pecuniário de 25 mil euros.







https://goo.gl/BU6AQQ