Sugestões de leitura

Orlev, Uri (1999). A Ilha na rua dos pássaros. Ambar

Resumo do livro

Esta é a história de Alex, um rapaz judeu de 12 anos, que foi obrigado a sobreviver sozinho num gueto de Varsóvia, Polónia, durante a ocupação nazi.



Defoe, Daniel (2009). As Aventuras de Robinson Crusoe. Leya

Resumo do livro

As Aventuras de Robinson Crusoe é a história imortal das viagens e aventuras por mar de um mercador, do seu naufrágio e, mais tarde, da sua vida numa ilha deserta. Baseado na vida de Alexander Selkirk, com descrições fascinantes quanto ao engenho e capacidade inventivas de Crusoe e a descoberta do célebre Sexta-feira, As Aventuras de Robinson Crusoe captaram a imaginação de inumeráveis leitores ao longo de séculos. Mas é, sobretudo, a história da força de vontade de um homem que sobrevive sozinho numa ilha distante, longe da civilização que conhece e perante todas as adversidades.

https://www.wook.pt/livro/as-aventuras-de-robinson-crusoe-daniel-defoe/1553125




Verne, Júlio (2010). A Volta ao Mundo em 80 dias. Editora 11x17


Resumo do livro

Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte então à aventura, acompanhado pelo seu criado. Para vencer o desafio, teria de estar de volta a Londres no dia 21 de Dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Porém, Fogg é acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, o que fará com que o detective Fix parta no seu encalço, perseguindo-o para onde quer que Fogg vá. Do Egipto à Índia, e depois para a China, Japão, Estados Unidos (São Francisco e Nova Iorque) e de volta a Inglaterra, somos levados numa viagem através de vários continentes, em diversos meios de transporte existentes na época - vapores, comboios, carruagens , e até mesmo elefante -, numa jornada emocionante que desperta o nosso espírito de aventura e nos leva de volta à infância.


https://www.wook.pt/livro/a-volta-ao-mundo-em-80-dias-julio-verne/3737923



Dickens, Charles (2016). Tempos Difíceis. Letras Errantes


Resumo do livro

Alternando entre o universo particular de dezenas de personagens que se vão cruzando numa inglaterra cinzenta em plena revolução industrial e longos quadros representativos da vida quaotidiana de toda uma sociedade, Dickens constrói um fresco do seu tempo ao mesmo tempo que rega delicadamente as raízes da revolta contra o sistema que nele vigora.
«Tempos Difíceis» é uma das obras-primas de Dickens mas, acima de tudo, é a mais importante prova de que a ficção pode mudar o mundo.





https://www.wook.pt/livro/tempos-dificeis-charles-dickens/17988366



Collodi, Carlo (2009). As Aventuras de Pinóquio. Leya editores

Resumo do livro

As aventuras de Pinóquio, relata as aventuras atribuladas de um boneco de madeira, cujo nariz cresce a cada vez que prega uma mentira. 
Para deixar de ser um boneco de madeira e tornar-se um menino de verdade, Pinóquio vive muitas aventuras e desventuras.




Queirós, Eça (2006). Contos. Edição Livros do Brasil

Resumo do livro

Uma rapariga loura, fina e fresca, por quem o honesto Macário quase endoidece. Uma aia que se entrega na maior prova de lealdade ao seu reino. Jacinto, verdadeiro homem da cidade, que dá por si a descobrir as maravilhas da ruralidade. Ou José Matias, rapaz airoso que acaba os dias contemplando à distância a divina Elisa. São inesquecíveis as personagens concebidas por Eça de Queiroz nos contos que publicou ao longo da sua carreira literária em jornais e revistas e que aqui se reúnem.





Stevenson, Robret Louis (2016). A Ilha do Tesouro. Guerra e Paz Editores

Resumo do livro

“Esta é a mais popular história de piratas de todos os tempos. Um marinheiro morre, numa estalagem, em circunstâncias misteriosas. O jovem Jim Hawkins fica com um baú que ele lhe deixa, onde descobre um mapa. É o mapa que revela o caminho para se chegar a um valioso tesouro. Só que o jovem Jim não é o único a saber da existência do mapa.”




Tuiavii (1982). O Papalagui. Antígona Editores

Resumo do livro

O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul. 
Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos. Os leitores particularmente fanáticos da nossa civilização irão decerto achar a sua maneira ver ingénua, e até mesmo pueril, ou parva; no entanto, mais do que uma frase de Tuiavii deixará pensativo o leitor mais modesto, pois a sabedoria de Tuiavii não emana de um saber erudito, mas é mais uma inocência de fonte divina."

https://www.wook.pt/livro/o-papalagui-tuiavii-de-tiavea/99442




Frank, Anne (1974). Diário de Anne Frank. Edição Livros do Brasil

Resumo do livro

Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão. 
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.