O Dia do Armistício 11de novembro de 1918

Resultado de imagem para dia do armistício 1918

Foi a 11 de novembro de 1918 que se assinou o acordo de paz entre os Aliados e a Alemanha, na floresta de Compiègne, pondo fim à Primeira Guerra Mundial, iniciada quatro anos antes. O local da reunião manteve-se secreto: só algumas fotografias e desenhos atestam o encontro. Com a assinatura do armistício entre as delegações beligerantes, chegaram ao fim 4 anos e três meses de hostilidades.
A Grande Guerra, como ficou conhecida na altura, foi uma consequência direta do assassínio, em Sarajevo, do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono do império austro-húngaro, por um jovem radical Sérvio. 

O detonador que levou o Império austro-húngaro a declarar guerra ao reino da Sérvia e a desencadear uma engrenagem de alianças. 
Entre as causas da guerra incluem-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa. As partes organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados, com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo, e os Impérios Centrais, originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustro-Húngaro e Itália; numa reorganização de Alianças, a Itália colocou-se ao lado dos Aliados. Portugal participou na guerra ao lado dos Aliados, o que estava de acordo com as orientações da república, recentemente instaurada.
No total, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados. A guerra causou quase 10 milhões de mortos e deixou 20 milhões de mutilados.
Em março de 1918, a Rússia rendeu-se, (consequência da revolução bolchevique de outubro de 1917) e a frente leste deixou de existir e a Alemanha concentrou-se a oeste, sobre a frente franco-belga. A derrota parecia impossível, só que três grandes ofensivas dos Aliados marcaram o revés da Alemanha.
O dia 11 de novembro tornou-se desde então um dia de lembrança para homenagear os soldados e sobreviventes da Grande Guerra. Em muitas partes do mundo fazem-se dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã locais. O primeiro minuto é para homenagear as vítimas da Guerra e o segundo para homenagear os sobreviventes deste conflito mundial.
O Dia do Armistício é feriado nacional em França, país onde faleceram cerca de 1,4 milhões de pessoas na Primeira Guerra Mundial. Na Bélgica também se comemora a data como um feriad
o nacional.

https://goo.gl/ePLmdW