Novo romance de Mia Couto "O Bebedor de Horizontes"

O novo romance de Mia Couto, "O Bebedor de Horizontes", último título da trilogia "As Areias do Imperador" é apresentado hoje, em Lisboa.
A sessão conta com a participação do escritor moçambicano, que estará à conversa com o escritor José Eduardo Agualusa e com a jornalista Ana Sousa Dias. Os atores Zia Soares e Pedro Lamares lerão trechos da obra.
Na apresentação da obra, em Maputo, no passado dia 01, Mia Couto afirmou que "O Bebedor de Horizontes" foi o seu maior desafio enquanto escritor, "neste percurso de literatura, este é o desafio maior que eu tive", disse o autor, revelando que ficou "esgotado, mas alegre".
A trilogia "As areias do imperador" foi iniciada em 2015 com "Mulheres de Cinza", ao qual se seguiu "A Espada e Azagaia" (2016).
A história d' "O Bebedor de Horizontes" gira em torno da prisão, em 1895, de Ngugunhane, último imperador de Gaza, região no sul de Moçambique, na época, bastião da resistência à presença colonial portuguesa.  "Estou a fingir que estou a falar de outras pessoas que já não estão connosco, mas estou a falar de nós próprios. Estou a mentir a dizer que estou a falar do passado, mas estou a falar do presente. É isso que me interessa e foi isso que me entusiasmou a escrever este livro", afirmou Mia Couto.
O livro revela as "falsas diferenças" que dividem os moçambicanos e que hoje "se colocam mais uma vez na história de Moçambique". Mia Couto considera que a literatura tem o poder de mostrar que as diferenças "são simplesmente superficiais ou circunstanciais". "Não existe uma coisa chamada brancos, negros" ou outras divisões étnicas, "são construções históricas sempre chamadas à pedra quando se trata de fabricar conflitos, fabricar ódios, de sugerir que o caminho não é o diálogo, mas o confronto", sublinhou.


https://goo.gl/2fGSVe