Nobel da Paz de 2017 vai para ONG anti-nuclear

O Comité Nobel norueguês atribuiu o Nobel da Paz de 2017 à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares,(ICAN, na sigla em inglês) pelo trabalho feito para a eliminação de armamento nuclear no mundo.
O Comité Nobel na fundamentação da escolha da ICAN apela aos Estados detentores de armas nucleares que se comprometam a eliminar gradualmente os respetivos arsenais, estimando existir no mundo cerca de 15 mil armas nucleares.
O Comité Nobel destaca na sua fundamentação "o renovado vigor" que as ações da ICAN permitiram dar aos esforços para libertar o mundo dos armamentos nucleares.
A decisão do Comité Nobel norueguês verifica-se três meses após a aprovação nas Nações Unidas, no passado dia 7 de julho, do Tratado de Interdição de Armas Nucleares  com o voto de 122 Estados. O Tratado não está ainda em vigor, estando dependente da ratificação de, pelo menos, 55 Estados para produzir efeitos. A Reuters escreve que os arsenais nucleares dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU não estão abrangidos.
Num ano marcado pelas tensões nucleares entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a presidente do júri, Berit Reiss-Andersen, disse que o Nobel foi um reconhecimento pelos "esforços sem precedentes da campanha para obter um tratado proibindo armas deste tipo".
Além disso, Washington reacendeu as tensões com o Irão após o presidente Donald Trump afirmar, na quinta-feira, que o país do Oriente Médio não está cumprindo o acordo de manter pacífico seu programa nuclear.
O anúncio ocorre no meio da escalada de tensões por conta de programa balístico e nuclear norte-coreano "Vivemos num mundo em que o risco de uso de armas nucleares é mais alto do que em anos passados", disse Reiss-Anderson, que citou o caso da Coreia do Norte.
A norueguesa pediu que todos os países com arsenais nucleares iniciem negociações de desarmamento.
"Armas nucleares têm o potencial de destruir o mundo. Enquanto elas existirem, o risco vai existir. E um dia nossa sorte vai acabar".


https://www.dn.pt/mundo/interior/nobel-da-paz-de-2017-vai-para-8823425.html