Martinho Lutero, 500 anos após a publicação das 95 teses contra as indulgências

Resultado de imagem para martinho lutero biografia
Martinho Lutero nasceu em Eisleben, a 10 de novembro de 1483, filho de Hans Luther e Margarethe Lindemann. Em 1501, Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alaúde e onde recebeu o apelido de O Filósofo. O jovem estudante graduou-se bacharel em 1502 e concluiu o mestrado em 1505, sendo o segundo entre dezassete candidatos. Abandonou a faculdade e entrou para a ordem dos Agostinianos, em Frankfurt, a 17 de julho de 1505.
Em 1507, Lutero foi ordenado sacerdote. Em 1508, começou a lecionar teologia na Universidade de Wittenberg. Lutero recebeu seu bacharelado em estudos bíblicos em 19 de março de 1508. Dois anos depois, visitou Roma, de onde regressou bastante dececionado.
Em 19 de outubro de 1512, Martinho Lutero graduou-se Doutor em Teologia e, em 21 de outubro do mesmo ano, foi "recebido no Senado da Faculdade Teológica" com o título de "Doutor em Bíblia". Em 1515, foi nomeado vigário de sua ordem tendo sob sua autoridade onze mosteiros.
Tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante ao questionar diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pela venda das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, num contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. A sua recusa em retratar-se dos escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V em 1521, resultou na sua excomunhão da Igreja Romana e na sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.
Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517 foram afixadas as 95 Teses contra as indulgências na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg na Alemanha. 

Com objetivo de construir uma nova basílica, Roma intensifica a venda de indulgências e Lutero responde escrevendo as "95 Teses", esse texto é a base do protestantismo. As teses condenavam o que Lutero acreditava ser a avareza e o paganismo na Igreja, como um abuso, e pediam um debate teológico sobre o que as Indulgências significavam. Para todos os efeitos, Lutero não questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as indulgências, mas sim o princípio pela qual os pecados seriam perdoados a troco de dinheiro.
As 95 Teses foram de imediato traduzidas para alemão e amplamente copiadas e impressas (imprensa de Gutenberg).
Lutero faleceu em Eisleben, a 18 de fevereiro de 1546.





https://goo.gl/FHx29r