Centenário do nascimento do Pintor Júlio Resende

Júlio Martins Resende da Silva Dias , pintor português que nasceu a 23 de outubro de 1917 em Valbom, Gondomar, Porto,  e faleceu a 21 de setembro de 2011, aos 93 anos.
Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. 
Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na Iª Exposição dos Independentes. Em 1948 partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas atualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caraterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. 
Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor, trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Cavaco Silva referiu-se a ele como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século".
Em 1993 criou o Lugar do Desenho, sede da Fundação que adota o seu nome.

Algumas obras:Caminhantes (1950)Lavadeira (1951)Mendigos (1954)Pentecostes (1955) [pintura a fresco, altar-mor da Igreja da Nossa Senhora da Boa Esperança, Canaviais, Évora]Pescadores (1957)Moça (1982)Ribeira Negra (1984)Vitral da Igreja do Mosteiro de São Salvador de Grijó, Vila Nova de Gaia (1998)


https://goo.gl/Uak8os