A Biblioteca Britânica celebra os 20 anos da saga Harry Potter

Vinte anos se comemoram este ano do que foi o ponto de partida da saga de livros, «Harry Potter e a Pedra Filosofal», o primeiro de sete volumes.
Os livros foram traduzidos em 79 línguas e editados em 200 países, e que marcariam um antes e um depois para a sua autora, J. K. Rowling, agora multimilionária, ganhou mais de mil milhões de dólares com os 500 milhões de cópias vendidas.
Dizem que a cada 30 segundos alguém no mundo começa a ler as aventuras do jovem mago. Por isso, a Biblioteca Britânica acolhe, desde vinte de outubro, uma exposição que fará as delicias dos fãs da «criança que sobreviveu». 
«Harry Potter: uma história de magia» examina muitos dos aspectos deste fenómeno literário, mostrando algumas das primeiras edições do primeiro livro, manuscritos originais com desenhos da própria J. K. Rowling e objetos históricos em que se baseou a escritora para ir formando o seu universo mágico.
Aparte de desfrutar destes elementos da saga, esta exposição tem um marcado carácter educativo, para dar a conhecer às gerações futuras as origens científicas e místicas desta saga, com a intenção de captar mais seguidores à leitura. Embora seguramente o mais fascinante da mostra sejam as intrincadas notas, desenhos e gráficos da então desconhecida Joanna Rowling, que, admite, sabia «quem ia morrer e quando» antes de que «Harry Potter e a Pedra Filosofal» tenha sido publicada.
A exposição não podia estar melhor situada, a Biblioteca Britânica encontra-se na estação de caminho de ferro de St. Pancras, sobre a qual Harry e Ron voaram no Ford Anglia azul. Situa-se a escassos minutos da estação de King Cross, donde aliás, está o famoso relógio Nove e três quartos. Ali, os fãs, tiram diariamente milhares de fotos com o carrinho que atravessa a parede, que os leva ao expresso de Hogwarts.
E, se não chegar, os mais fanáticos podem apanhar o comboio na próxima estação de Euston até Warner Bros Studio Tour Harry Potter, onde está a maior exposição de artigos originais com os quais se rodaram os filmes.
Uma verdadeira dose de magia para todas as idades. A exposição poderá ser vista até finais de fevereiro.



https://goo.gl/8pfVK7