Espaço Europa e Concurso "Portugal Europeu"

www.portaldasescolas.pt:

O Espaço Europa, estrutura da responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal, vai prosseguir no ano letivo 2012/2013 o seu propósito de promover um maior conhecimento sobre a União Europeia, nomeadamente junto das escolas e respetivos Clubes Europeus (professores e alunos desde o 2.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário). Assim, este espaço mantém a sua disponibilidade para continuar a dinamizar visitas, no âmbito das quais se integra o concurso "Portugal Europeu".

As visitas são adaptadas aos ciclos de escolaridade dos grupos de alunos e incluem uma pequena sessão de boas vindas, seguida de uma visita à Exposição "Portugal Europeu - Meio Século de História", apoiada em áudio-guias. Sucede-se o visionamento de filmes e o acesso a equipamentos interativos (quiosque, linha do tempo e jogos).

No final da visita, as turmas de composição homogénea que preencham os requisitos exigidos pelo regulamento podem participar no concurso "Portugal Europeu", que consiste no preenchimento de um questionário de escolha múltipla com o objetivo de testar o nível de conhecimentos sobre a União Europeia e o conteúdo da exposição.

Podem participar no concurso alunos do Ensino Secundário e Profissional, de preferência, membros de Clubes Europeus, para a faixa etária dos 16-18 anos, completados no ano letivo em que participam.

O concurso visa mostrar aos jovens a evolução do Portugal contemporâneo na Europa e na União Europeia (UE), e familiarizá-los com as políticas e instituições europeias.

As visitas têm a duração aproximada de duas horas e podem realizar-se às terças, quartas ou quintas-feiras, das 11h00 às 13h00 ou das 14h30 às 17h30. As marcações devem fazer-se através do email espaco-europa@espaco-europa.eu.

Para mais informações, consultar o sítio Espaço Europa ou o sítio Visita das Escolas ao Espaço Europa - Direção-Geral da Educação.