Energy For Life

O jogo "Energy for Life" é um jogo de simulação online que convida o jogador a explorar questões sociais, económicas e ambientais ligadas às energias renováveis, eficiência energética e acesso à energia. O jogador é chamado a desempenhar o duplo papel de jovem cidadão individual (com responsabilidades e impactos a um nível muito local) e de governante de um país (que toma decisões com impacto a uma escala nacional e internacional).

Energy for Life é um jogo multigénero, incluindo elementos de Jogo de Personagem (RPG - Role Playing Game), Aventura (point and click) e estratégia de gestão de recursos, que decorre simultaneamente em duas épocas temporais diferentes. Em 2031, o jogador assume o papel de governante de um país, com responsabilidades na gestão dos recursos, nas políticas internas e nas relações com os países vizinhos. No entanto, o jogador poderá sempre que quiser regressar a 2011 e assumir o papel de um jovem adolescente, que vivendo ainda em casa dos pais, pode interagir com a família e o ambiente, de forma a aprender mais sobre questões ligadas ao ambiente e à energia. Quanto mais aprende em 2011, mais opções terá na governação em 2031 e melhor pontuação poderá atingir.

O jogo "Energy for Life", que é disponibilizado gratuitamente através do site www.energy4life-game.com é também a peça central de uma competição internacional online que envolve alunos, a partir dos 14 anos de idade de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Malta.

O jogo foi desenvolvido pela Oikos - cooperação e desenvolvimento e pela Inovaworks, contando ainda com o apoio técnico e cientifico do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) e da Caos - Borboletas e Sustentabilidade. [Oikos]