Sete alternativas gratuitas ao Microsoft Office

Existem diversas alternativas à suite de programas Microsoft Office que não custam absolutamente nada e que são compatíveis com os documentos por ela produzidos. A mais famosa é certamente a denominada Open Office. Aqui vai uma lista interessante:

1. Open Office:  Contém uma série de ferramentas compatíveis com o Word, Powerpoint, Excel, etc. Existem versões para Windows, Linux, Mac OS e Solaris. Uma comunidade alargada desenvolve dicionários e melhoramentos para o Open Office.

2. Libre Office: Tem como ponto de partida o Open Office mas pertence a um projecto autónomo chamado Document Fundation.

3. Portable Open Office: Este é um projecto extremamente interessante para quem estuda ou trabalha em computadores que não são seus. É uma versão portátil do Open Office que se pode transportar numa pendisk ou num simples Cd. Ocupa apenas 92 Mb!!

4. Siag Office : Existe apenas para Unix, ou seja, é apenas para geeks dedicados. Ainda por cima tem um ar retro que lhe dá um charme particular!

5. KOffice: Para Linux apenas e com cinco ferramentas que fazem processamento de texto, tabelas como o Excel, apresentações como o Powerpoint, flowcharts e desenho vectorial.

6. NeoOffice: para Mac OS e baseado também no Open Office. Existem versões para os Mac com processadores Intel e também para os PowerPc.


7. Softmaker Office: Gratuito até à versão 2006 e pago na mais actual mas ainda assim bastante barato (69.95 euros). Uma das suas curiosidades mais interessantes é a  da existência de versões para plataformas móveis, como a do WindowsCE e Windows Mobile.