Um Universo Deslumbrante

"Um Universo Deslumbrante" é uma exposição internacional que celebra os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO) e que pretende mostrar o Cosmos captado nos diferentes observatórios, situados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra. A galeria de 50 imagens visualmente deslumbrantes vai estar em exibição em vários países da Europa. Portugal, membro de pleno direito do ESO desde 2001, vai também receber o evento, associando-se ao ESO num importante marco na História da Astronomia na Europa.

A peça central da exposição é uma galeria de 50 imagens visualmente deslumbrantes, de grande formato. A maioria destas imagens é de objetos celestes captados pelos observatórios do ESO (galáxias, nebulosas ou enxames de estrelas), sendo complementadas por fotografias dos observatórios em si, localizados em alguns dos lugares mais inóspitos da Terra.

Os locais e horários são os seguintes:
– Porto: Planetário do Porto, de 28 de setembro a 24 de novembro de 2012 – segunda a sexta, 9:30-12:30 e 14:00-18:00; sábado, 14:30-17:30
– Lisboa: Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, de 8 de fevereiro a 5 maio de 2013; Planetário Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, em data a definir.