O Cinema como ferramenta pedagógica

Ver um filme numa aula pode ser muito mais do que uma quebra de rotina ou apenas um momento lúdico. Na nossa biblioteca podes encontrar uma selecção criteriosa de obras cinematográficas, que podem ser utilizadas como ferramentas eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Existem algumas regras muito simples na sua utilização, devem ser requisitados apenas pelos professores, sem esquecer que a sugestão pode partir dos alunos...
Ver um filme é sempre e garantidamente, um momento de aprendizagem. Muitas vezes esse processo nem sequer é intencional mas reveste-se sempre de múltiplas e diversas dimensões e perspectivas:

  •  Pode constituir uma motivação para a leitura e aprofundamento da obra literária, despertando a curiosidade sobre autores específicos.
  •  Permite muitas vezes o debate sustentado sobre temáticas mais ou menos fracturantes.
  •  O Cinema transporta-nos quase sempre para realidades sociais, históricas ou geográficas, distintas das nossas (mesmo nas obras de ficção).
  •  O próprio processo de produção dos audiovisuais, é por si mesmo um tema inspirador já que envolve um grande numero de disciplinas e especialidades.
  •  Ver um filme na sala de aula pode levar a "fazer um filme na sala de aula". Com o acesso a tecnologias baratas de registo de imagens e sons e mesmo edição e divulgação, o Cinema é muito mais fácil de produzir por jovens.

Talvez o mais importante seja, levar os alunos a descobrir filmes que não lhes cheguem facilmente pela televisão ou pelos circuitos comerciais ou mesmo informais de troca. Pode ser uma forma de promover cinematografias menos acessíveis e afastadas dos blockbusters americanos.

Aqui vão alguns links que nos podem ajudar a perceber melhor como usar este recurso: