Novidades em Julho

Está calor mas os livros e dvds estão à sombra e à vossa espera... Fazendo Género no Recreio Uma Aventura nos Comboios Mágicos...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Memórias - "Escritos Políticos", Mário Soares


Uma biblioteca escolar não é só um local de convergência, onde se estuda ou se descobre o novo. É também um repositório de memórias que, nos permitem saber quem somos e como aqui chegámos.
Sempre que julgarmos oportuno, iremos relembrar aqui obras (daquelas que habitam a nossa biblioteca) que, pela sua singularidade ou pelo interesse histórico, estejam a pedir para não serem esquecidas.
Por aqui descobrimos este pequeno livrinho - "Escritos Políticos" (Mário Soares, quarta edição, Lisboa, Editorial Inquérito, 1969, 242 pag.). Discreto na forma e com capa austera, passa certamente despercebido aos que nos visitam mas se por um acaso se mostrarem corajosos, descobrirão que a cinco anos da Revolução dos Cravos, Mário Soares reúnia aqui alguns dos seus escritos que tinham sido anteriormente censurados - parcialmente ou na totalidade.
Em 1966, Mário Soares escrevia ao Senhor Presidente da República: (...)"Não será decerto, novidade para V. Exª, dizer que quarenta anos de Estado Novo trouxeram ao país o mais baixo nível de vida da Europa."... Poderão ainda ler uma entrevista do Diário de Lisboa, feita por Raúl Rego em 1968 mas que nunca passou pelo filtro da censura ou um comentário ao Programa "Conversa em Família" onde Marcelo Caetano dissertava sobre o estado da nação.
Convidamos-te a descobrir este e muitos outros volumes que, por trás de um ar discreto escondem tesouros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.